Fábrica de memes

A exposição “Fábrica de memes” traz ao público a pesquisa de dois anos sobre o universo dos memes da artista Sabrina Vianna com curadoria do artista Osmar Domingos.

A inquietação da artista sobre a origem dos memes e sua evolução a levou a criar a exposição “Fábrica de memes” que foi contemplada pelo edital de ocupação das galerias de Itajaí. De acordo com a revista VICE, o primeiro meme foi publicado nas tirinhas da revista The Judge, da Universidade de Iowa, e desde então vários são os desdobramentos: tomam a forma de imagem e texto, gifs, vídeos e existem até memes sonoros. Há de se pensar na tratativa do ser como meme e o lugar do meme na economia, com a monetização dos virais, seu uso no marketing e em jogos políticos, também em como isso pode destruir uma pessoa.

Todos vivemos esse universo: desde quando a sua vó te envia aquela figurinha cheia de glitter escrito “bom dia!” ou quando você desenvolve uma conversa com um amigo usando apenas figuras.  É um fenômeno que ainda não sabemos mensurar por sua qualidade intrínseca de dispersão e sua aversão à moralidade. Memes são engraçados, mas nem sempre para todos ou para quem é objeto do ser “memístico”.

A exposição pode ser acompanhada pelo Instagram .