Sobre

Itajaí possui três galerias de artes visuais que sediam exposições contempladas no edital de ocupação das galerias. Duas semanas antes da estreia do cronograma das exposições, neste ano de dois mil e vinte, os eventos municipais foram suspensos devido ao Covid-19. Com as galerias fechadas sem previsão de reabertura, a Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí propôs à Fundação Cultural a adaptação do edital de ocupação para o formato virtual. Então, para respeitar o isolamento social e para que as exposições ocorram, foi idealizado o site ‘GALERIAS’, um portal de redirecionamento e arquivamento das dezoito exposições contempladas em dois mil e vinte pelo edital de ocupação das galerias virtuais de Itajaí, com curadoria de Daniele Zacarão e Jorge Bucksdricker.

 


 

Uma das galerias municipais de Itajaí é a Galeria Dinyz Domingos, localizada no prédio histórico Casa Burghardt, foi nominada em 2014 e reinaugurada em abril de 2019. O pintor Dinyz Domingos foi escolhido para dar nome à galeria. Começou a estudar arte em 1952 e ao longo de sua trajetória teve como referência o impressionismo europeu mesclado com a cultura brasileira. Chamado pela crítica de “O Pintor das Águas Paradas”, Dinyz Domingos foi destacado em 1966 como o Pintor do Ano em Santa Catarina. Realizou diversas exposições e tem quadros em exibição no Palácio do Governo do Paraná, nas Embaixadas da Bolívia e da Áustria no Brasil, além de ter obras espalhadas pelo exterior. Vítima do câncer faleceu em 2014 aos 78 anos.

Na Casa da Cultura localizam-se as Galeria de Artes 01 e Galeria de Artes 02. A Galeria de Artes 01 tornou-se oficialmente Galeria de Artes Mauro Caelum em dezembro de 2018. A nomeação é uma homenagem ao artista itajaiense que faleceu em setembro de 2016.  Mauro Sérgio Santos, mais conhecido como Mauro Caelum, foi um importante artista visual e poeta itajaiense. Trabalhou com pintura, escultura, instalação e performance. Sua obra mais conhecida é a intervenção urbana “Sonhar Pode”, espalhado por diferentes pontos de Itajaí.

Essas galerias atualmente sediam as exposições contempladas no Edital de Ocupação das Galerias, que foi escrito pela Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí no final de 2015, e entrou em vigor em 2016.

 


 

 

A Câmara Setorial de Artes Visuais é parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais, modo de organização da sociedade civil. A CSAV é um espaço de fórum que debate as demandas do setor e as organiza para levar à Fundação Cultural de Itajaí. É desse ato que se criam políticas públicas específicas pro setor de artes visuais.

 


Instituída pela Lei Municipal nº 3240 de 26 de dezembro de 1997, a Fundação Cultural de Itajaí foi criada com o objetivo de incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas no município. Conservar, administrar e zelar pelo patrimônio cultural e artístico.

Ao longo dos anos, a Fundação Cultural de Itajaí se consolidou como o maior agente cultural da cidade e facilitador para produções artísticas. Além de administrar e programar os espaços culturais, também é responsável por lançar anualmente editais que viabilizam eventos, oficinas, workshops, formações, espetáculos e apresentações artísticas gratuitas para toda a comunidade.

Através de editais, projetos e outras formas de incentivo e valorização de atividades e bens artístico-culturais, as políticas e as ações que vêm sendo implementadas pela Fundação Cultural de Itajaí são debatidas e avaliadas pela sociedade e pela classe artística, através de encontros setoriais periódicos e outras iniciativas que privilegiam o diálogo e a transparência.