Museu de cresciuma seção itajaí

o museu de arte de cresciuma pode ser definido como um museu de artista, um museu ficção, um museu como processo e/ou um museu como ideia. trata-se de um projeto artístico, inaugurado em fevereiro de 2020, que adota práticas institucionais para pôr em questão histórias e contextos socioculturais de criciúma/sc. esse movimento é iniciado pela adoção do nome originário da cidade: cresciuma, que, sendo de origem indígena, significa taquara pequena, em referência ao capim de mesmo nome, abundante na região durante a colonização. porém, ao adotar o antigo nome da cidade, ou melhor, o nome de uma cidade que não existe, o museu de arte de cresciuma torna-se também um “museu de lugar nenhum”, e ao mesmo tempo, um museu para todos os lugares.

constituído inicialmente por um arquivo, uma biblioteca e uma lojinha, o museu de arte de cresciuma pretende [re]criar espaços expositivos, investigar o papel da preservação e do arquivo, promover programas públicos e refletir sobre as práticas institucionais no campo da arte.

nesta configuração, adaptado para o formato virtual das galerias da fundação cultural de itajaí, o museu de arte de cresciuma se configura como um museu-projeto, onde apresenta de forma descritiva os setores e seções que compõe este o museu [ainda em construção].

a seção itajaí inaugura a itinerância do museu de arte de cresciuma pelo estado de santa catarina, buscando construir interlocuções entre as cidades de criciúma>>>itajaí, a partir de uma chamada pública para construção de um arquivo construído de forma colaborativa com artistas e agentes culturais da cidade. neste sentido, a itinerância do museu de arte de cresciuma propõe ainda a construção de um mapeamento de espaços e iniciativas artísticas pelo território catarinense.

para acessar o museu de arte de cresciuma, clique aqui.