Tombamento

 

“Tombamento” é uma serie de trabalhos que se desenvolveu a partir da experiência na W. Residência artística em Ribeirão Preto, sob orientação do artista Elcio Miazaki.

Explorando a cidade observei construções antigas, alguns edificados do início do sec. XX, com a data em relevo na fachada. Obtenho um registro fotográfico das casas e edifícios em uma manhã de domingo, quando imóveis em vias de tombamento, desprovidos de vigilância, são destruídos ilegalmente.

O tombamento de um bem é um ato de reconhecimento do seu valor histórico, artístico ou cultural. O desaparecimento deste, significa o apagamento de uma memória e potencializa a ausência de uma história que se relaciona com a comunidade local. As imagens capturadas naquele domingo, são impressas e com um estilete a construção antiga é recortada e eliminada, deixando ali o espaço vazio.

Como um ato de reconstrução, transfiro os contornos das casas para a parede do espaço expositivo utilizando barbante e pretos, delineando a silhueta da construção eliminada, insinuando sua presença como uma sutil lembrança de sua existência.

Para acessas “Tombamento”, clique aqui.